Skip to content

Usando pequenos hábitos e o Efeito Composto para mudar sua vida

Você está chateado porque nada parece mudar em sua vida?

Bem, quem sabe eu posso ajudar você em poucos minutinhos.

Veja esta sacada do Darren Hardy, o guru do Efeito Composto.

Vamos dizer que você  não se sinta o melhor, o mais esperto, ou ainda, não é o mais rápido. Digamos que você não se sinta assim.

Mas, você pode vencer, sabe como? Adotando agora o hábito de tirar recompensas enormes de pequenas coisas, hábitos positivos de quase nenhum resultado imediato.

Mas é claro que você me dirá: eu já tentei…..e não deu certo!

Ok, mas é bem provável que você não tenha feito do modo correto. A maioria das pessoas faz mudanças sim, mas não sustenta o hábito… e aqui é que está o segredo.

O uso do hábito com leveza por você

A photo by Ben White. unsplash.com/photos/4K2lIP0zc_k

Acompanhe esta historia:

Marcelo vai levando a vida como sempre fez. Ele é feliz, ou ao menos acha que é, mas volta e meia reclama que nada muda em sua vida.

Ele fez algumas escolhas. Comprou uma tv enorme para poder assistir aos seus programas favoritos. Um novo hobby o levou a experimentar muitas novas receitas sugeridas no canal gastronômico e tem permanecido sedentário.

Nada demais. Marcelo quer apenas se divertir.

Sua colega, Larissa começa a fazer também algumas pequenas mudanças em sua vida, aparentemente inconsequentes. Ela começa a ler à noite e a ouvir 30 minutos de algo instrutivo ou motivacional no caminho para o trabalho. Começou também a cortar 125 calorias por dia em sua alimentação, o que não é muito.

Ao final de cinco meses, quase nenhuma diferença significativa pode ser observada nas vidas de Marcelo e Larissa. Cinco meses, realmente não é o bastante.

Mas, lá pelo 25 mês, começamos a ver grandes mudanças. Vemos agora que  diferença é enorme. Marcelo está gordo, enquanto Larissa está mais magra.

Marcelo apenas ingeriu 125 calorias a mais por dia e, ganhou 15 kg. Mas, veja você: as diferenças são mais significativas. O peso, isoladamente, não é a diferença mais importante para nós.

Larissa  conseguiu  nesse tempo  quase mil horas em consumo de livros e audios sobre autodesenvolvimento. Com seus novos conhecimentos ela conseguiu uma promoção, e  o melhor de tudo: isso também trouxe reflexos positivos ao seu casamento.

O mesmo não se pode dizer de Marcelo que, ao contrario, está infeliz por ter engordado e continua a queixar-se de que no trabalho as coisas não mudam.

Na verdade, o sucesso de Larissa foi o resultado de escolhas muito pequenas e mantidas rotineiramente, com o passar tempo.

Como tirar proveito do Efeito Composto

A realização de coisas pequenas que se somam ao longo do tempo é que é chamado de  Efeito Composto, e que é o grande segredo que havia prometido a você. Isso trará um resultado exponencial para você.

Veja, é simples e muito poderoso ao mesmo tempo: a persistência é a chave do sucesso. Eu já havia feito um vídeo que trata de multiplicar energias quando nos  focamos na nossa Única Coisa. Lembra da sequencia de dominós?  Volte lá para assistir.

Numa de minhas trilhas em Florianópolis, o exemplo da natureza

captura-de-tela-2016-11-18-as-08-57-14

Numa das trilhas que fiz em Florianópolis me deparei com esta imensa rocha que fotografei e trouxe para você como um exemplo de efeito composto.

Olhe para as raízes. Na busca incessante por água, vão penetrando em pequeníssimas fendas, e quebrando a resistência da rocha, vão buscar água lá no fundo do solo.  As plantas levam tempo persistindo nesse processo, mas conseguem vencer a rigidez da rocha.

No mesmo raciocínio, talvez você esteja gastando muitos de seus digamos, 30 minutos com coisas que não irão trazer nada a você. Mas não esqueça, que 30 min ou 1 hora por dia, dedicados ao que você quer conquistar, é uma fração de tempo poderosa que pode mudar totalmente sua vida.

As nossas escolhas pequenas, frequentes, aparentemente insignificantes é que são as suas mais importantes forças para se transformar. Não são as coisas grandes.

Faça o seguinte, comece hoje. Adicione um simples hábito, quase imperceptível, ao seu estilo de vida.

Darren diz, que em tudo aquilo que você focar, expandirá.

Eu estarei curioso para saber o que você irá decidir fazer por você mesmo. Depois comente.

Vá em frente!

Assinatura em preto tamanho pequeno2

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?