No mundo corporativo a palavra “chefe” já perdeu o sentido há muito tempo. O que as empresas e colaboradores esperam, hoje em dia, é que um profissional em uma posição de poder tenha sabedoria para agir como um verdadeiro líder.
Mas você sabe quais são as reais características de um bom líder? Reunimos as 5 principais no post de hoje. Confira a seguir:
1. Saber trabalhar bem em equipe
Assumir a responsabilidade por uma equipe é a tarefa básica de um gestor, mas não é a mais fácil. Saber lidar com crises, atingir resultados coletivamente, respeitar os limites pessoais de cada colaborador e conviver em harmonia diante de personalidades tão distintas são características que somente um bom líder possui.
Trabalhar bem em grupo é motivar essas pessoas a darem o seu melhor. E esse estímulo não vem apenas por meio de ordens ou de um determinado salário, mas com reconhecimento, feedbacks e oportunidades de crescimento.
2. Estar aberto a mudanças
“Inovação” é a palavra que domina o mercado atual, com consumidores cada vez mais ávidos por novos produtos e serviços mais eficientes.
Um bom líder precisa enxergar além dos seus limites, acompanhar as novas gerações e tendências, conhecer o seu público e estar atento às novidades, não apenas da sua área de atuação, mas do mundo como um todo.
Um profissional que se fecha diante de mudanças corre o risco de se manter estagnado profissionalmente e diminuir o desempenho da sua empresa.
3. Pedir ajuda quando necessário
Reconhecer que não possui todas as respostas e que precisa pedir ajuda aos seus colaboradores também deve ser uma das características de um bom líder. Esse processo envolve ainda reconhecer erros, delegar tarefas e envolver a sua equipe na tomada de decisões.
Além de demonstrar confiança, um líder que conta com o apoio da sua equipe expande as suas oportunidades de aprendizado, reconhece e corrige suas vulnerabilidades mais facilmente e cria um relacionamento forte com os seus colaboradores.
4. Dominar as novas tecnologias
Um líder precisa buscar capacitação e conhecimento constantemente para que o seu negócio cresça. Todos os dias, a tecnologia e a internet fornecem materiais, técnicas e ferramentas que são poderosas aliadas nesse processo.
Não é preciso se tornar um especialista em TI do dia para a noite, mas entender como funcionam as novas tecnologias e o que é tendência no mercado. Essa é uma forma de melhorar o seu desempenho em gestão, trazer inovação para a empresa e facilitar a vida dos seus colaboradores.
5. Liderar pelo exemplo


Um gestor que utiliza sua posição apenas para distribuir ordens e exigir que prazos sejam cumpridos, sem ter uma boa conduta pessoal ou empatia, só é capaz de gerar frustração e, nos piores casos, demissões.
Todo profissional precisa de uma figura que sirva como modelo de atuação. E para grande parte deles esse exemplo vem pelo líder. Por isso, uma boa liderança deve ser capaz de:
- Assumir responsabilidades;
- Demonstrar otimismo diante de obstáculos;
- Ter capacidade de inovar e mente aberta a melhorias;
- Estar disposto a escutar novas ideias e críticas;
- Agir com cautela para tomar decisões;
- Buscar capacitação;
- Motivar quem está ao seu redor.
Agir pelo próprio exemplo, e não por meio de autoridade, é uma forma de criar um ambiente de trabalho saudável, aumentar a autoestima e performance da equipe e permitir que pessoas desenvolvam suas habilidades rumo ao sucesso.
E então? Pronto para trabalhar as características de um bom líder e exercer melhor seu papel na empresa? Não deixe de conferir também as nossas dicas para aumentar a performance da sua equipe!
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