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5 características que um bom líder deve ter

No mundo corporativo a palavra “chefe” já perdeu o sentido há muito tempo. O que as empresas e colaboradores esperam, hoje em dia, é que um profissional em uma posição de poder tenha sabedoria para agir como um verdadeiro líder.

Mas você sabe quais são as reais características de um bom líder? Reunimos as 5 principais no post de hoje. Confira a seguir:

1. Saber trabalhar bem em equipe

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Assumir a responsabilidade por uma equipe é a tarefa básica de um gestor, mas não é a mais fácil. Saber lidar com crises, atingir resultados coletivamente, respeitar os limites pessoais de cada colaborador e conviver em harmonia diante de personalidades tão distintas são características que somente um bom líder possui.

Trabalhar bem em grupo é motivar essas pessoas a darem o seu melhor. E esse estímulo não vem apenas por meio de ordens ou de um determinado salário, mas com reconhecimento, feedbacks e oportunidades de crescimento.

2. Estar aberto a mudanças

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“Inovação” é a palavra que domina o mercado atual, com consumidores cada vez mais ávidos por novos produtos e serviços mais eficientes.

Um bom líder precisa enxergar além dos seus limites, acompanhar as novas gerações e tendências, conhecer o seu público e estar atento às novidades, não apenas da sua área de atuação, mas do mundo como um todo.

Um profissional que se fecha diante de mudanças corre o risco de se manter estagnado profissionalmente e diminuir o desempenho da sua empresa.

3. Pedir ajuda quando necessário

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Reconhecer que não possui todas as respostas e que precisa pedir ajuda aos seus colaboradores também deve ser uma das características de um bom líder. Esse processo envolve ainda reconhecer erros, delegar tarefas e envolver a sua equipe na tomada de decisões.

Além de demonstrar confiança, um líder que conta com o apoio da sua equipe expande as suas oportunidades de aprendizado, reconhece e corrige suas vulnerabilidades mais facilmente e cria um relacionamento forte com os seus colaboradores.

4. Dominar as novas tecnologias

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Um líder precisa buscar capacitação e conhecimento constantemente para que o seu negócio cresça. Todos os dias, a tecnologia e a internet fornecem materiais, técnicas e ferramentas que são poderosas aliadas nesse processo.

Não é preciso se tornar um especialista em TI do dia para a noite, mas entender como funcionam as novas tecnologias e o que é tendência no mercado. Essa é uma forma de melhorar o seu desempenho em gestão, trazer inovação para a empresa e facilitar a vida dos seus colaboradores.

5. Liderar pelo exemplo

Startup Stock Photo
Startup Stock Photo

Um gestor que utiliza sua posição apenas para distribuir ordens e exigir que prazos sejam cumpridos, sem ter uma boa conduta pessoal ou empatia, só é capaz de gerar frustração e, nos piores casos, demissões.

Todo profissional precisa de uma figura que sirva como modelo de atuação. E para grande parte deles esse exemplo vem pelo líder. Por isso, uma boa liderança deve ser capaz de:

  • Assumir responsabilidades;
  • Demonstrar otimismo diante de obstáculos;
  • Ter capacidade de inovar e mente aberta a melhorias;
  • Estar disposto a escutar novas ideias e críticas;
  • Agir com cautela para tomar decisões;
  • Buscar capacitação;
  • Motivar quem está ao seu redor.

Agir pelo próprio exemplo, e não por meio de autoridade, é uma forma de criar um ambiente de trabalho saudável, aumentar a autoestima e performance da equipe e permitir que pessoas desenvolvam suas habilidades rumo ao sucesso.

E então? Pronto para trabalhar as características de um bom líder e exercer melhor seu papel na empresa? Não deixe de conferir também as nossas dicas para aumentar a performance da sua equipe!

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