Skip to content

Vença a autossabotagem e prospere! 3 passos para ajudar!

Você está em busca de sucesso pessoal e profissional, e tem se esforçado para alcançar seus objetivos, mas o medo do novo e a dúvida sempre aparecem e fazem com que os seus planos caiam por terra. Talvez isso tenha acontecido, não uma ou duas, mas inúmeras vezes e, agora, vem gerando em você desânimo e desmotivação.

Muitas pessoas que enfrentam este tipo de problema, vão perceber que sofrem da autossabotagem, uma prática inconsciente criada por comportamentos repetitivos ou crenças arraigadas.

Se você quer vencer e prosperar, entenda mais sobre o problema e livre-se dele, seguindo os 3 passos que apresentamos neste post.

1. Identifique a autossabotagem

Autossabotagem é o ato de criarmos impasses na execução dos nossos objetivos e metas, trazendo, assim, empecilhos em vários setores de nossa vida. O que acontece é que ao vermos os bons resultados que algo pode nos trazer, deixamos com que os pontos negativos se sobressaiam.

Por exemplo: você quer guardar dinheiro para investir nos estudos, poder se graduar e conseguir um emprego melhor. Porém, você gosta de sair todos os finais de semana e janta fora com frequência. Assim, em vez de diminuir os gastos com os passeios e jantares, você continua saindo com a mesma frequência. Dessa forma, não conseguirá guardar dinheiro, não terá condições de pagar uma faculdade e consequentemente não alcançará um emprego melhor.

2. Conheça os danos causados pelo problema

A síndrome pode trazer consequências desanimadoras. Algumas pessoas chegam a pensar que nunca serão felizes e que devem se acostumar com o fracasso. Há quem crie um bloqueio a tudo o que é novo, insistindo em certas atitudes, mesmo que elas levem à frustração.

O medo passa a dominar o indivíduo nos momentos de decisão, levando-o a não conseguir fazer as escolhas mais adequadas. Ele se prende a alguma ação que acredita amenizar o temor, permanecendo vítima dos próprios receios.

3. Livre-se da síndrome

Para conseguir se livrar da situação, a pessoa precisa reconhecer que sofre do problema e deve desejar se libertar. Só com a auto-observação será possível identificar as causas da sabotagem e haverá progresso.

Se você passou inúmeras vezes pela dor da autossabotagem, não deve se enxergar como derrotado, mas, sim, utilizar sua condição como experiência para aprendizagem e crescimento.

Para que possamos nos desprender deste mal, alguns hábitos precisam ser praticados, como: deixar de reclamar; se ver como vitorioso; acreditar que as coisas irão, de fato, melhorar; utilizar as experiências de forma positiva e não duvidar de sua capacidade.

Para algumas pessoas, as mudanças podem ser mais difíceis do que para outras. Se você acha que se encontra no grupo das pessoas que não estão conseguindo mudar por conta própria, a ajuda de um especialista, como um psicólogo, poderá lhe ser útil. Mas, creia, esse quadro pode perfeitamente ser revertido.

Gostou do texto? Consegue, agora, identificar e vencer a autossabotagem? Quer conhecer mais sobre como alcançar o sucesso? Veja o conteúdo que preparamos sobre empreendedorismo, e avance ainda mais na busca da vitória.

Vá em Frente!

Assinatura em preto tamanho pequeno2

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?