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Willpower – Força de vontade

 

Você acha que está fazendo tudo certo para realizar o seu sonho?

Você sabe quais são as descobertas mais recentes da ciência, que podem alavancar sua produtividade para conquistar o sucesso no que você deseja?

Que o autocontrole é muito significativo para ajudar você a ser bem-sucedido e atingir seus objetivos?.

Desde muito tempo, ouvimos que a autoestima seria a coisa mais importante para nós. Mas, nos últimos anos, alguns psicólogos decidiram desafiar essa noção, baseados nos resultados de vários estudos.

As pesquisas mostram que ter uma boa autoestima não garante bons resultados tanto na escola ou mais tarde, no trabalho.

Este é o tema do livro Willpower ou Força de Vontade, que trago pra você.

        Muitos jovens de hoje vieram da geração y, ou seja, nascidos por volta da década de 80. Perdurou por muito tempo, entre os psicólogos, a ideia de que se você tivesse uma autoestima elevada, isto o conduziria ao sucesso.

Pois é, mas isso não saía da cabeça de Roy Baumeister, um dos autores do livro e também psicólogo, que por mais de 10 anos, perguntou-se:

E as pessoas com baixa autoestima não iriam então ter sucesso em seus futuros?

Bem,  os estudos do Dr. Roy mostram algo impressionante pra você!

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Foram realizadas pesquisas envolvendo crianças de quatro anos de idade. Elas eram deixadas sozinhas em uma sala, cada uma com um marshmallow.

Elas poderiam comer o doce imediatamente. Mas, o combinado era que se esperassem até que o pesquisador retornasse à sala, elas poderiam ganhar mais um marshmallow. Ou seja, ficariam com dois.

Algumas crianças não resistiram, comeram o doce imediatamente e outras conseguiram aguardar o retorno do pesquisador resistindo à tentação.

Olhe que surpreendente!!!!

Anos mais tarde, uma pesquisadora rastreou a vida destas centenas de crianças que foram pesquisadas, e que agora eram adultos.

Aqueles que tiveram um maior autocontrole e que esperaram para ganharem o segundo marshmallow tinham se tornado pessoas mais populares, ganhado mais dinheiro, eram menos propensas ao uso de drogas e tinham menor predisposição ao ganho de peso.

Mas atenção! Não é correto afirmar que pessoas acima do peso têm pouco autocontrole, porque, neste aspecto, teria que ser considerado mais um fator, que é o genético.

Mas siga acompanhando os resultados e como eles podem ajudar você. Isso é ciência, não autoajuda!

O teste provou, então, que crianças com maior força de vontade e autocontrole, ou seja, aquelas que conseguiram resistir ao seu prazer imediato em nome de um objetivo maior, tornaram-se adultos mais felizes e com maior sucesso, tanto no campo profissional quanto pessoal.

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Ficou confirmado que a razão do sucesso dependeria de concentrar a sua força de vontade no que você quer alcançar, eliminando distrações e, assim, organizar seus hábitos cotidianos.

Mas, você deve estar se perguntando:

E quais são os elementos que fortalecem a força de vontade?

Roy descobriu que a força de vontade tem muita semelhança com o desenvolver músculos, ou seja, se você exercitá-la com o uso disciplinado, poderá fortalecê-la. Ela é a energia que nos ajuda a ter autocontrole. Usada para mudar a nós mesmos e “ tomar nossas decisões”…

Veja estas 5 ações que aumentarão a sua força de vontade:

1º – Inicie com algo simples, como:  habitue-se a caminhar, ou levantar cedo, ou uma dieta alimentar. E veja se consegue fazer disso um hábito. Mas comece com um objetivo apenas. Tecnologias como:  whatsapp, facebook, etc, que lhe interrompem a todo o momento, podem levá-lo a procrastinar. Mas também há muitos aplicativos que podem ajudá-lo a manter regularidade nos seus hábitos.

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2º- Trace um objetivo maior:  quando o objetivo anterior se tornar regular em seu cotidiano e que já comece a ver benefícios da mudança, você pode começar a “correr”. Mas, somente quando a caminhada já for natural em sua vida, de modo a não saturar a sua força de vontade. Lembre-se da similaridade que há com os músculos.

3º- Evite estresse:  se tomou decisões difíceis, descanse e só volte a tomar outras decisões importantes em outro dia. Relaxar ou dormir organiza o cérebro e equilibra também a sua capacidade de melhor usar a glicose.

Evite que o seu reservatório de força de vontade e autocontrole se esgotem com o excesso de exigência. Isso o autor chama de “fadiga da decisão” e que poderá levar você ao hábito de adiar e até desistir de perseguir o seu objetivo.

4º- Compartilhe o seu plano:  experiências feitas em laboratórios demonstraram que compartilhar suas metas com alguém torna mais fácil vencê-las. Logo, se você divulga para seus amigos que começou por ex. uma dieta, ou um outro objetivo, você terá mais chances de alcançar êxito.

Veja este exemplo: os alcoólicos anônimos (AA) provam um modelo semelhante. Seus integrantes definem suas metas e a compartilham num fórum público. Assim, a pressão do grupo desempenha um papel importante para eles. Mas, vão conquistando o autocontrole com metas atingíveis. Tudo o que precisam fazer é ter força de vontade para deixar de beber por 1 dia, e depois mais um dia. A mente, assim, não é esgotada com algo que parece inatingível.

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5º- Cuide da glicose: esta é o combustível da força de vontade. Quando o nível baixa, o seu cérebro interpreta como se você estivesse passando fome e diminui a sua força de vontade. Quando você se sentir incapaz, pode aumentar a sua força de vontade e o seu autocontrole no curto prazo com uma carga extra de glicose.

Mas, atenção! Adquira o hábito de comer alimentos que forneçam glicose de queima lenta no organismo. Minimize carboidratos como pão branco, arroz branco e aqueles lanches tradicionais. Esses elevam o nível de glicose sim, mas rapidamente você já estará em falta.

Prefira alimentos como legumes, nozes, frutas cruas, azeite de oliva e carnes magras. Ah, evite tomar decisões difíceis quando você estiver com fome.  Isso de certeza afetará o seu autocontrole.

Um hábito adicional que poderá também muito ajudar você é retirar um tempo para:

Meditar e buscar o seu autoconhecimento.

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Para finalizar,  quero oferecer a você a minha opinião pessoal.

Ao longo de minha carreira executiva, acompanhei muitos profissionais e pude testemunhar que, invariavelmente, os mais bem sucedidos eram os que desenvolveram o autocontrole e bem usaram da força de vontade para alcançarem os seus objetivos.

Quero alertar também que será mais difícil no início, porque isso exige muito mais energia de sua força de vontade. Mas depois ficará mais fácil para você manter a regularidade e evitar as tentações para procrastinar.

Tenha força de vontade para realizar as coisas que você quer como algo permanente, e não apenas um episódio ocasional.

Por ex. Muito pouco ou quase nada acontecerá se você decidir caminhar por apenas um dia, ou uma semana….

Concordo com o autor quando diz que a inteligência (que não abordamos aqui!) e o autocontrole são os dois traços mais importantes para predizer uma vida bem sucedida.

Lembre-se, por mais pequenas que sejam as mudanças que você adote, já haverá respostas positivas para você.

Tenha em mente sempre:

Você deve ser o dono da sua vontade para bem realizar o que você quer, ou seja, aquilo que é o seu sonho.

Vá em frente!!!

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1 Comment

  1. O artigo está muito bom, ainda não li esse livro e vou procurar. Gostaria apenas de dar uma sugestão de leitura… No livro Foco do Daniel Goleman ele conta a continuação dessa história, alguém também estudou posteriormente o que aquelas crianças que resistiram fizeram pra resistir e depois aplicaram as técnicas a outras crianças… Descobriram que a capacidade de direcionar o foco ajuda a resistir e também descobriram que a meditação, exatamente por ser um tipo de exercício de foco, aumenta a atividade da área responsável por essa função no cérebro com a prática, melhorando a capacidade de direcionar o foco e portanto resistir as gratificações imediatas.


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