A Única Coisa (Vídeo 2 de 2)

Agora que você já sabe os 3 importantes segredos que irão impulsioná-lo ao topo do sucesso, lembre-se que a multitarefa e a longa lista de afazeres podem representar grandes  obstáculos para alcançar seus objetivos.

Portanto,  o sucesso vem do foco na sua A Única Coisa e de colocar suas forças alinhadas em movimento rumo ao seu objetivo.

Agora vamos aos 3 últimos segredos:

O 4º. SEGREDO –REGRA DE PARETO

Você deve usar a regra  do 80×20, ou seja, o princípio de Pareto.

Mas, que regra é essa?

Se você é daqueles que detesta matemática, deve estar pensando:

-Não, não quero mais saber disso!

Mas, calma aí! É bem simples. O autor ilustra com a história real de Pareto.

E fica bem fácil de entender.

Bem, no sec. XIX , na Itália, Pareto escreveu um modelo matemático, afirmando que a distribuição de 80% das terras eram de propriedade de 20% das pessoas.

A riqueza, portanto, não se distribuía igualmente. Na verdade, se concentrava de forma bastante previsível.

A constatação socioeconômica revelou posteriormente a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações, e a relação 80×20 acabou sendo aplicada também em outras áreas.

Tudo bem! Você deve estar dizendo:

– Mas vamos ao que interessa: Como eu devo  aplicar esse princípio no meu dia a dia?

O princípio de Pareto aplicado na gestão sugere mantermos foco concentrado nos 20% que realmente importam.

Com base no princípio, um quinto do tempo de um dia de trabalho ou seja, 20% – que representa as tarefas mais relevantes – provavelmente irá produzir o equivalente aos outros quatro quintos  restantes dos resultados, ou seja os 80%.

Por isso, a insistência  do autor em você  identificar o foco e dedicar-se diariamente a essas atividades.

Com certeza o resultado será excepcional.

Incentiva-nos a elaborar uma lista com as prioridades e  começar o dia focado naquilo que precisa de mais atenção e importância.

Ao final de cada dia, reservar alguns minutos para revisar tais ações fecharia com chave de ouro um dia considerado produtivo.

O 5º SEGREDO – 4 HORAS DIÁRIAS E OS 10 ANOS

yoga-1147344_1920

A regra mágica das 10 mil horas surgiu a partir de um trabalho do psicólogo Anders Ericsson em 1993.

O que ele percebeu?

A grande descoberta é que ele identificou um padrão comum de treinamento regular e deliberado nos profissionais de elite, que ao conseguirem acumular 10 mil horas de estudo, mesmo ainda jovens, passavam a se destacar muito.

Com base nessa pesquisa, o autor do livro afirma que você precisará se dedicar 3 horas diárias para “A Única Coisa” por 365 dias por ano.

Isso resultará em pouco mais de mil horas. Ao final de 10 anos, teremos dedicado em torno de 10 mil horas ao grande projeto e você já terá se tornado um profissional de elite, realmente extraordinário.

Porém, você pode ainda ter a opção de balancear mais o seu tempo.

Desejando manter suas férias e descansos planejados com a família, você deverá então, aumentar para 4 horas diárias de dedicação à Única Coisa.

Assim, em 250 dias no ano, você também conseguirá manter as mil horas anuais, necessárias para que, em 10 anos, você conclua o seu grande projeto, que é se transformar em um profissional de destaque, naquele segmento que você escolheu para ser um expert. O restante dos dias do ano você pode programar férias, folgas, licenças para viagens com a família, etc.

Mas, agora, com certeza você me perguntará:

– Seriam necessárias tantas horas por dia, durante todos esses anos?

Só para lembrar, estamos falando de você se transformar num profissional altamente reconhecido, extraordinário mesmo, lembra?

Assim, estamos falando de pessoas de destaque, como nadadores excepcionais, pianistas, bailarinos, lutadores e até mesmo líeeres em suas áreas como Anderson Silva, no MMA; Neymar, no Futebol; Jorge Paulo Lemann, como empreendedor, e líderes espirituais como Dalai Lama.

Dez mil horas é, portanto, um número mágico e é o tempo que precisamos. 4 horas por dia durante 10 anos: este é o grande segredo.

Não esqueça, o tempo passará indefinidamente e conforme gráfico abaixo talvez você o esteja  gastando sem atingir seu objetivo. Somente você poderá decidir.

Captura de Tela 2016-03-25 às 17.57.29

O 6ºSEGREDO – OS MEIOS E OS EXTREMOS

“Saber quando perseguir o meio e quando perseguir os extremos é, em essência, o verdadeiro princípio da sabedoria para se conseguir resultados extraordinários. Estes somente são alcançados pela negociação com o seu tempo”

Ser uma pessoa altamente reconhecida em alguma área requer atenção focada e tempo.

Mas o tempo gasto com uma coisa significa tempo perdido em outra. Portanto, temos que fazer escolhas.

O autor destaca que o equilíbrio entre vida e trabalho é nada mais que apenas uma ideia.

Buscar uma vida equilibrada significa nunca buscar nada nos extremos. É permanecer sempre no centro.

Mas, fique atento, estamos falando de você se tornar um profissional memorável, extraordinário mesmo. Então, essa mágica  nunca acontecerá no centro. O centro é para os medianos.

Como no exemplo mencionado no segredo 2, se você deseja mudar o corpo através da musculação, não será em apenas em um dia que isso acontecerá. Para ocorrer a verdadeira transformação você precisará se dedicar com periodicidade e tempo focado neste objetivo.

Só depois de algum tempo os resultados começam a aparecer.

Isto toma também parte de seu tempo que poderia, talvez, ser dedicado a uma outra atividade, talvez mais prazerosa.

A mágica do extraordinário acontece exatamente aí, nos extremos.

Portanto, ao dedicar-se à Única Coisa, nossas vidas pessoais podem ser profundamente afetadas e, portanto, devemos sempre balancear, negociar com o tempo, que significa também, planejar tempo para a família, amigos, lazer, etc.

ballet-shoes-999807_1920

Note que falei balancear e não equilibrar.

O autor não acredita em vida equilibrada e sim balanceada. Lembre-se: se você quer se transformar em um profissional extraordinário, ora estará tendendo ao trabalho, ora à família, ora aos amigos e assim por diante, tentando sempre balancear estes extremos.

Estes são os 6  segredos mais importantes para se atingir resultados extraordinários para sua vida.

Para você ter uma vida extraordinária profissional e familiar, programe sua agenda contemplando os seguintes pontos:

  • Tempo para descansar e relaxar – “O descanso é tão importante quanto trabalhar.”
  • Tempo para sua Única Coisa – Use todo o tempo estipulado – e até mais, se for necessário, para completar a sua tarefa. Começar o mais cedo possível no dia.
  • Tempo para o planejamento – Use esse tempo para definir e avaliar seus objetivos e progressos. Tome uma hora por semana para avaliar a evolução de suas metas mensais e anuais.

Não se esqueça que além de se transformar num profissional extraordinário, você precisará ter uma vida. Cuide dela com entusiasmo, diminuindo o stress ao planejar o tempo para o que é mais importante, com disciplina e foco no objetivo.

Assinatura em preto tamanho pequeno2

Sobre o Autor

Os autores Gary Keller e Jay Papasan revelam neste livro os passos para viver com um propósito, prioridades e produtividade e assim conseguir resultados extraordinários. Neste livro você irá aprender a: –  Abrir caminhos onde parecia haver desordem. – Conquistar melhores resultados num menor tempo. – Conseguir mais entusiasmo para atingir o seu objetivo.- Diminuir o stress.- Superar o sentimento de estar sobrecarregado.- Recuperar as suas energias.- Manter-se no caminho certo. – Focar-se no que é mais importante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?